Profiterole com sorvete Skimoni

 

Você vai levar cerca de 40 minutos para preparar esta delícia, que rende, em média, 40 porções e muitos beijos por fazer a sobremesa mais gostosa do mundo:

Ingredientes para a massa:
1/4 de xícara de manteiga (50 g) 
1/2 xícara de água (120 ml) 
1 pitada de sal
1/2 xícara de farinha de trigo (60 g) peneirada 
2 ovos
1 1/3 xícara de sorvete de chocolate (270 g - para rechear)

Ingredientes para a calda:
100 g de chocolate meio amargo, partido em pedaços
1/3 de xícara de creme de leite (80 ml) 
1/4 de xícara de licor de café (60 ml)

Modo de preparo:
Antes de tudo, pré-aqueça o forno a 180ºC, ou seja, forno médio.
Prepare a massa numa panela média, derreta a manteiga em fogo alto com a água e o sal. Retire do fogo e acrescente toda a farinha de uma vez. Mexa rapidamente com uma colher de pau. Leve de volta ao fogo sem parar de mexer até obter uma massa que se desprenda do fundo da panela, que equivale a cerca de 30 segundos. Transfira para uma tigela e junte os ovos, um por vez, batendo bem com uma colher de pau até obter uma massa homogênea.
Coloque um pouco da massa num saco de confeitar com bico tipo pitanga pequeno e, sobre uma assadeira retangular grande, faça os profiteroles com 2 cm de diâmetro, deixando 2 cm entre eles. Leve ao forno pré-aquecido até dourar (cerca de 40 minutos).
Retire e deixe esfriar na própria fôrma. Corte os profiteroles ao meio na horizontal e recheie cada um com 1 colher (chá) de sorvete de creme Skimoni. Cubra a assadeira com filme plástico ou papel-alumínio e leve ao congelador de um dia para o outro ou por 6 horas, no mínimo, para ficarem bem firmes.
Prepare a calda numa tigela refratária apoiada sobre uma panela com água bem quente (não deixe ferver), derreta o chocolate mexendo delicadamente. Junte o creme de leite e o licor e, com uma colher de pau, mexa bem até obter uma mistura homogênea. Reserve em temperatura ambiente.

Distribua os profiteroles em taças de sobremesa e derrame a calda de chocolate por cima. Sirva imediatamente.

O que achou dessa sobremesa prática para o final de semana? Deliciosa, não é mesmo? Curta em nosso facebook.

subir